Desenvolvimento do Projeto
Para celebrar o Dia do Livro, as professoras desenvolveram uma série de atividades que iam além da simples leitura de textos. O projeto incluiu discussões dinâmicas, interpretações de histórias, identificação de gêneros textuais e brincadeiras pedagógicas. Cada atividade foi cuidadosamente planejada para mostrar aos estudantes que a leitura pode ser uma experiência enriquecedora e prazerosa.
A elaboração do projeto Café com Literatura começou com a seleção de livros que abordavam temas variados e relevantes para essa faixa etária. O livro Pequeno Principe, uma das obras literários mais lidas no mundo foi escolhido como base do aprendizado. Além disso, as professoras Lidiane e Dhuliana, buscaram criar um ambiente acolhedor e convidativo, onde os alunos pudessem se sentir à vontade para expressar suas opiniões e compartilhar suas experiências de leitura.
Observação e Pesquisa Acadêmica
O
projeto também contou com a observação da professora e pesquisadora Renata Herwig,
mestre em Ensino na Educação Básica e doutoranda em Estudo Linguístico pela
Universidade Federal de Goiás. Renata escolheu Montes Claros de Goiás para
desenvolver sua pesquisa sobre a construção ou desconstrução das identidades
femininas no processo de letramento escolar. Segundo ela, a cidade, e a escola que
tem ganhado prêmios de destaque no Estado pela qualidade da educação, oferecem
um contexto rico e diversificado para analisar e identificar como as práticas
de linguagem podem influenciar a formação de identidades.
Com o
apoio das professoras, coordenadoras pedagógicas e a observação acadêmica de
Renata Herwig, os alunos do 5º ano foram inspirados a valorizar a leitura e a
incorporar esse hábito em suas vidas diárias. Essa iniciativa não apenas
comemorou o Dia do Livro, mas também plantou sementes que, certamente,
crescerão e florescerão no futuro educacional desses jovens leitores.
Reportagem completa no link abaixo
Fotos do evento, baixar aqui
______________________________